Será anunciada às 11h desta quinta-feira uma parceria entre a NBA (National Basketball Association) e a LNB (Liga Nacional de Basquete).
No evento, a NBA será oficializada como nova responsável pela área comercial da LNB, que no Brasil organiza o NBB, torneio equivalente ao Campeonato Brasileiro da modalidade.
O escritório brasileiro da NBA vai ser quem buscará patrocínios para a liga brasileira e, também, montará um plano de licenciamento de produtos, além, de cuidar de outras atividades comerciais do NBB.
A liga americana assumirá uma função que, até a temporada passada, era exercida pela Globo, que abriu mão do negócio.
O grande desafio será conseguir ter sucesso comercial com o NBB. Após a saída da Caixa, o principal torneio de basquete do país não conta com nenhum patrocínio, tendo apenas a Spalding como fornecedora de bolas para a competição.
Nos EUA, a NBA teve, na última temporada, uma arrecadação de US$ 679 milhões com patrocínios, segundo a consultoria IEG. Ao todo, a liga tem 20 patrocinadores, em diferentes categorias. A maior receita, porém, vem do licenciamento de produtos, uma das apostas da parceria no Brasil.
O acordo NBA e NBB também não interfere nos contratos de direitos de transmissão das duas. Globo, na TV aberta, e Sportv, na fechada, são os detentores dos direitos de transmissão do NBB. O acordo é gerido pela liga brasileira, que neste ano abriu mão de ter jogos aos finais de semana para garantir transmissões no Sportv ao vivo em dias fixos (terças e quintas-feiras).
O negócio não implica, também, na participação do NBB dos eventos que a NBA já tem no Brasil (torneios 3×3, amistoso de pré-temporada e o projeto social “Basquete sem fronteiras”).
A gestão comercial do NBB é o início dos negócios entre as ligas. Há a possibilidade de, no futuro, outros tipos de parceria, como uma que envolva a área técnica.