A Nike é a nova fornecedora de material esportivo da Associação de Futebol da China, um mercado considerado estratégico para todas as empresas. O contrato entra em vigor neste ano, é válido até 2026. O acordo pôs fim a uma parceria de 30 anos da federação local com a Adidas.
Para garantir a camisa da seleção chinesa, a Nike irá desembolsar US$ 16 milhões por ano. A parceria foi assinada às pressas e já irá valer para a Copa da Ásia. A China estreia no próximo domingo, em Brisbane, na Austrália, contra a Arábia Saudita.
A multinacional foi pega de surpresa com a finalização do acordo e teve que improvisar os kits de equipamentos a menos de uma semana para o início da competição continental. Segundo o site Tencent Sports, a camisa principal foi desenhada vermelha com gola polo branca. Já o uniforme reserva é branco, com uma faixa vertical vermelha. O design minimalista gerou algumas críticas por não conter nenhuma referência a dragões, elemento tradicional da cultura chinesa.
Além de estampar seu logo no uniforme da seleção, a Nike também será a fornecedora oficial nos diversos eventos geridos pela entidade, como a Superliga Chinesa, a Copa da China e a Supercopa da China.
Apesar do grande mercado que representa, de 1,35 bilhão de pessoas, a China não vem apresentando resultados significativos no futebol. O país não disputa uma Copa do Mundo desde 2002. No país ainda há fortes críticas pela goleada humilhante de 5 a 1 sofrida para a Tailândia em amistoso disputado em casa, em 2013.