O Barcelona anunciou que irá viajar para Estados Unidos e México na próxima pré-temporada, entre julho e agosto. O clube da Catalunha volta ao continente americano após quatro anos. Por ora, ainda não foram confirmadas datas. Segundo o diário As, Los Angeles, San Francisco, Monterrey e Cidade do México serão as cidades escolhidas.
Com a opção por EUA e México, a diretoria descartou um giro pela Ásia, onde disputaria amistosos contra Manchester United, Chelsea e Juventus. Os organizadores das partidas, que seriam na China, Japão e Indonésia, exigiam a presença das principais estrelas do elenco.
O problema é que Messi, Neymar, Luis Suárez e Mascherano possivelmente ainda estarão em ação defendendo suas seleções na Copa América do Chile, marcada para 11 de junho a 4 de julho. Ou, caso já estejam à disposição, devem ganhar alguns dias de folga para não sobrecarregar a partr física dos atletas. Norte-americanos e mexicanos foram mais flexíveis, e ganharam a disputa.
Será a quarta vez nos últimos dez anos que o time viaja para o continente durante o período de preparação. Em 2006, o elenco viajou a Monterrey, Los Angeles, Houston e Nova York logo após ganhar a Liga dos Campeões, em Paris. Três anos depois, jogou em Los Angeles, Seattle e San Francisco. Washington, Miami e Dallas foram as cidades escolhidas do tour de 2011. Em ambos os anos, o Barcelona também ganhou o principal torneio europeu de clubes.
Nos últimos anos, sem conquistas tão importantes, o Barcelona não visitou a América. Em 2012, disputou uma série de amistosos pela Europa. No ano seguinte, viajou para a Ásia. No ano passado, já com o técnico Luis Enrique no banco, fez um estágio de uma semana em Birmingham e depois disputou três amistosos, em Nice, Genebra e Helsinque.