A Under Armour comprou os dois aplicativos mais importantes do setor de fitness, o MyFitnessPal e o Endomondo. Com isso, terá acesso a um gigantesco banco de dados com comportamentos e hábitos dos usuários dessas plataformas online.
Os apps devem ser usados em campanhas de marketing da empresa para estar mais próxima de seu público e consolidar a segunda posição entre as marcas esportivas nos Estados Unidos. Outro objetivo na expansão internacional da empresa é conseguir o segundo posto na Europa, hoje em poder da Adidas.
A empresa, que nasceu em Baltimore (Estados Unidos) há 20 anos, pagou um total de US$ 560 milhões pelos dois aplicativos. Mais popular, o MyFitnessPal foi arrematado por US$ 475 milhões. Já o Endomondo saiu por US$ 85 milhões.
Com o negócio, a marca presidida por Kevin Plank atingiu um mercado de mais de 120 milhões de usuários fitness: 80 milhões da MyFitnessPal, 20 milhões da Endomondo e 20 milhões da MapMyFitness, comprada no final de 2013.
Esse movimento de mercado deixou os concorrentes Nike e Adidas, os gigantes do setor, com números modestos na área de aplicativos para treinamento. O Adidas miCoach e o Nike+ possuem apenas cerca de 30 milhões de usuários cada um.
A busca por atingir o público que frequenta academias é uma importante mudança de direção entre as principais marcas esportivas. A Reebok, subsidiária da Adidas, direcionou seus esforços para o setor, abandonando o esporte de competição. A Nike também prevê expansão de investimento direcionada principalmente para atrair as mulheres em busca de abocanhar uma boa fatia desse mercado.