A união, pela primeira vez na história, das ligas masculina e feminina brasileira de basquete impôs a convivência inusitada de patrocinadores concorrentes das duas competições. Lado a lado os materiais promocionais do evento estampavam os logos das parceiras de material esportivo Adidas (masculino) e Errea (feminino) e das fornecedoras de bolas Spalding (masculino) e Wilson (feminino).
“Não houve problema [com os patrocinadores]. Cada um usou seu material”, afirmou Sérgio Domenici, gerente executivo da Liga Nacional de Basquete, entidade que comanda o NBB (Novo Basquete Brasil).
“Durante os eventos femininos usávamos nossa bola [Wilson], que é de um tamanho menor. No masculino, eles utilizavam a bola deles [Spalding]”, concordava Márcio Cattaruzzi, presidente da LBF (Liga de Basquete Feminino).
Assim, as placas em LED nas laterais e fundos da quadra alternavam a exibição do logo de cada patrocinador. Nas atividades masculinas, com os patrocinadores do NBB. Nos eventos femininos, os parceiros da LBF. Os cartazes relativos ao evento também mostravam a presença de ambos, no evento, que também teve o apoio de Bradesco, TAM, Prefeitura de Franca e Stance, além de Bom Brill (patrocinador da LBF).
O acordo entre NBB e NBA, assinado no final de 2014, viabilizou a vinda do ex-jogador Horace Grant, dono de quatro títulos na liga norte-americana por Chicago Bulls e Los Angeles Lakers. O ala-pivô foi um dos jurados do torneio de enterradas. “Para o ano que vem, com mais tempo de planejamento, teremos condições de fazer mais ativações e dar mais retorno aos patrocinadores”, afirmou Arnon de Mello, diretor executivo da NBA no Brasil.
O tempo, de fato, foi curto para todos. A LBF e a LNB já planejavam realizar seu Jogo das Estrelas no mesmo fim de semana, mas em locais diferentes, o que dividiria a atenção de torcedores e mídia. A entrada do Bradesco viabilizou a união entre as ligas para o evento, batizado de Super Desafio BRA das Estrelas.
Além do patrocínio, o banco deu o apoio promocional à competição, que contou com dois dias de atividades. Na sexta-feira foram disputados o desafio de habilidades, arremesso das estrelas, torneio de três pontos e de enterradas. No sábado, o Jogo das Estrelas do NBB e da LBF.
O banco escalou animadores de torcida e uma bateria que circulou pela arquibancada para empolgar o público. Também distribuiu camisas padrão dos eventos com a marca Super Desafio BRA e batecos na entrada do ginásio do Pedrocão, em Franca.
No sábado, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia seguinte (8 de março), também distribuiu uma rosa para o público feminino presente no evento. Os atletas que iriam atuar pelo Jogo das Estrelas do masculino também entraram em quadra para entregar uma flor para as jogadoras que tinham acabado de disputar sua partida. Foram cerca de 10 mil camisas e 1.500 flores.
“Esta é uma feliz coincidência, a realização do Super Desafio BRA das Estrelas acontecer no mesmo fim de semana do Dia Internacional da Mulher. E nada mais justo do que homenagear as mulheres por esta data tão importante”, afirmou Jorge Nasser, diretor de marketing do Bradesco.
Foi o quinto evento que levou a marca Super Desafio BRA como forma de ativar o patrocínio do banco a seis confederações olímpicas (basquete, esportes aquáticos, judô, remo, rúgbi e vela). O banco também é patrocinador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio-2016, das equipes olímpica e paraolímpica do Brasil e do revezamento da tocha olímpica e paralímpica.