O COI (Comitê Olímpico Internacional) anunciou acerto com a Toyota, que será patrocinadora do Movimento Olímpico a partir de 2017 até 2024. O valor do acordo é de quase US$ 1 bilhão pelos oito anos em que a montadora japonesa irá integrar o programa TOP de patrocínio do COI. A empresa também terá o direito de explorar comercialmente, desde já, os símbolos olímpicos no Japão. A parceria só não tem efeitos imediatos porque outra fábrica japonesa, a Nissan, já é patrocinadora dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira, em evento com a presença de Thomas Bach, presidente do COI, e de Akio Toyoda, presidente da Toyota. “Este é um dia simbólico, já que é a primeira vez na história do programa TOP de patrocínio que temos uma empresa da categoria mobilidade”, afirmou Bach.
Seguindo preceitos da Agenda Olímpica de 2020, a empresa irá trabalhar com os comitês organizadores até 2024 para implementar opções de mobilidade sustentáveis, incluindo sistemas de transporte inteligente, monitoramento de tráfego urbano e sistemas de comunicação entre os carros. A ideia é que a parceria também ajude a entregar um legado de mobilidade nas cidades-sede e países que irão abrigar eventos olímpicos.
“É esse o espírito da Agenda Olímpica 2020 não apenas em termos de inovação, mas também de sustentabilidade em mobilidade”, disse o presidente do COI.
Pelo acordo, a montadora japonesa também vai apoiar o esporte de maneira global, com ajuda aos Comitês Olímpicos Nacionais e comitês organizadores. Segundo o COI, a entidade distribui mais de 90% de seu faturamento para o financiamento do esporte, o que equivale a um gasto de US$ 3,25 milhões diários.
“A entrada da categoria mobilidade para o programa de parceiros olímpicos é um reconhecimento importante para toda nossa indústria. Vamos nos dedicar a criar um mundo melhor através da promoção do espírito olímpico de amizade, solidariedade e fair play”, afirmou Toyoda.
Com o acordo com a fábrica japonesa, a Toyota se tornou a 12ª patrocinadora do COI e é a terceira empresa a assinar compromisso até 2024. “As parcerias a longo prazo são a espinha dorsal dos nossos programas comerciais e permitem assegurar segurança financeira ao Movimento Olímpico”, comentou Tsunekazu Takeda, presidente da comissão de marketing do COI e vice do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio-2020.