O momento vivido em campo, invariavelmente, influi na venda de artigos de um determinado time. A conquista de um grande título ou a contratação de um jogador relevante, naturalmente, aumenta o interesse do torcedor por uma camisa oficial. Quase sempre.
Corinthians e São Paulo não passam por nenhum desses momentos descritos, mas, mesmo assim, têm ajudado a aumentar as vendas do varejo.
A questão é que a rivalidade entre os dois clubes ficou em destaque no último mês. Pela primeira vez na história, ambos se enfrentaram pela Copa Libertadores. Poucas semanas depois, houve um novo duelo pelo Paulistão. Em maio, mais uma vez os times entram em campo, dessa vez para decidir a vaga no torneio sul-americano.
Na maior loja de varejo esportivo online do Brasil, a Netshoes, o crescimento de venda de camisa dos dois clubes foi alto.
Com o uniforme do São Paulo, o crescimento foi de 34,2% em janeiro e fevereiro, comparado ao mesmo período de 2014. Já o Corinthians teve aumento de vendas de 14,7%.
Além do momento vivido, a Netshoes tem feito promoções com ambas as equipes. Com o São Paulo, foram vendidos kits que incluíam a camisa oficial com a camisa de Rogério Ceni. Com o Corinthians, foram dados alguns descontos. À Máquina do Esporte, a empresa fez questão de salientar que foram “ações normais de varejo”.
Não foi só o grande varejo que conseguiu êxito com Corinthians e São Paulo. A Liga Retrô, que produz camisas históricas de diversos times e seleções, também marcou um significativo aumento nas vendas: 21%.
Para atender uma demanda crescente, a rede subiu o estoque desses times em 55% para se preparar para uma temporada acirrada entre os dois clubes.
Dentro e fora de campoo.