A Bundesliga anunciou a repartição do bolo de receitas do novo contrato de direitos de TV. Por meritocracia, o Bayern de Munique é quem irá abocanhar a maior faixa. Segundo a revista Kicker, o time da Baviera levará € 68,77 milhões.
Líder do Campeonato Alemão, com 64 pontos (dez a mais do que o Wolfsburg, o segundo colocado), a equipe assegurou a maior fatia por conta do número de pontos obtidos nas últimas cinco temporadas.
O valor não chega a ser invejável, se comparado com Real Madrid e Barcelona, os outros dois clubes que têm dominado a Liga dos Campeões. Os grandes da Espanha, que mordem o maior quinhão da verba de TV do país, arrecadam € 140 milhões de direitos de TV.
No total, a Bundesliga irá repartir € 810 milhões entre 36 clubes, das Séries A e B. A arrecadação foi obtida com a venda dos direitos de TV na Alemanha e no exterior. O contrato com as emissoras alemãs ainda responde por quase a totalidade da arrecadação: € 660 milhões. Desse total, 20% fica com os times da segunda divisão. Nos acordos com o exterior, quase a totalidade é destinada aos clubes da elite.
A classificação, que ainda pode sofrer pequenas variações até o final da temporada, o segundo maior beneficiado será o Schalke 04. O time de Gelsenkirchen irá receber € 58,4 milhões. O Borussia Dortmund ganhará € 57,1 milhões. O quarto colocado na relação é o Bayer Leverkusen, com € 56,2 milhões.
Seguindo as regras da meritocracia, a diferença maior ficaria para as equipes que lutam contra o rebaixamento. Assim, se o pequeno Paderborn conseguir permanecer na primeira divisão, ganhará € 22,6 milhões. Se cair, a arrecadação desce para € 11 milhões.
A queda representaria maior revés para times tradicionais da elite. Assim, se o Stuttgart for rebaixado, perderá dois terços de sua renda de TV, caindo de € 31,6 milhões para € 11,8 milhões.
A arrecadação com direitos de TV tende a ser uma fonte de receita maior para os clubes pequenos. Os times grandes, como Bayern de Munique e Borussia Dortmund contam com outras formas de arrecadação importantes, como acordo com fornecedores de material esportivo, patrocínio de camisa e receita com venda de ingressos.