Quando foi para o Barcelona, Neymar celebrou a chance de se tornar um ícone global. O staff do jogador, inclusive, preparou uma mudança na comercialização de seus patrocínios, preparando uma redução no número de parceiros, mas dando alcance global a eles.
Quase dois anos depois da polêmica transferência, Neymar tem celebrado alguns acordos, mas ainda não conseguiu se juntar mundialmente a seus parceiros.
O atacante do Barcelona será o novo rosto do enxaguante bucal Listerine, na campanha que deve ir ao ar nos próximos meses. O envolvimento dele com a marca da Johnson & Johnson, porém, é restrito ao mercado brasileiro. O contrato é válido por dois anos, e terá Neymar como rosto da marca em campanhas na TV, redes sociais e pontos de venda.
“Apostamos em Neymar por seu carisma e por ser um amplificador da mensagem, contribuindo no crescimento da marca e desenvolvimento da categoria”, disse em comunicado Ronaldo Art, gerente grouper da Johnson & Johnson Consumo do Brasil.
O jogador já gravou, na semana passada, o primeiro anúncio para a Listerine, em Barcelona. Na segunda-feira, usou sua conta pessoal no Facebook para anunciar a parceria, como havia feito há algumas semanas para revelar um acordo com a PokerStars, plataforma de jogos de pôquer online.
Com o acordo com a Listerine, Neymar passa a ter seu 12º patrocinador pessoal. Além da PokerStars, ele conta com os aportes de Nike, Panasonic, Claro, Tenys Pé, Lupo, Guaraná Antarctica, Volkswagen, Heliar e Rexona.
Segundo a agência de marketing esportivo Euromerica, Neymar arrecadou, no ano passado, € 123 milhões, entre salários e patrocínios. Ele é o segundo jogador de futebol mais bem pago da América, atrás apenas de Lionel Messi, seu colega de Barcelona, que faturou € 433 mi em 2014.