A Copa América do Chile, que será disputada de 11 de junho a 5de julho, acertou seus primeiros contratos de patrocínio regional. A K8, uma empresa de apostas online com sede em Macau, na China, e com escritórios em 50 países do mundo, comprou o direito de usar a imagem do torneio na Ásia.
“Estamos, de certa forma, antecipando o que a Fifa vai fazer em 2018”, afirmou Ivan Martinho, vice-presidente de marketing da Traffic Sports, que gerencia a parte comercial do evento, referindo-se aos patrocinadores da Copa do Mundo da Rússia.
“Quem acessar o site da Copa América [www.ca2015.com] com IP da Ásia vai ver a K8 como parceira do evento. Quem acessar da América não vê o nome da empresa”, contou o executivo.
Para a América Latina, os organizadores fecharam com outra empresa de apostas online, a Spingol, da Argentina. Além dos parceiros regionais, o torneio também conta com cinco cotas de patrocínio, com diferentes entregas: platinum (Mastercard, KIA e Santander), ouro (Claro), prata (DHL Express, Coca-Cola e Kellogg’s), fornecedores oficiais (LATAM e Canon) e patrocinador local (Airbnb).
Para assegurar que a imagem da Copa América seja usada apenas por quem pagou por isso, os organizadores contrataram o Estudio Rinaldi & Asociados, escritório de advocacia da Argentina.
“Quando acontece algum problema desses, a gente notifica as empresas. Noventa e cinco por cento das vezes elas dizem que não sabiam. Quando o aviso não funciona, vamos à Justiça”, conta Martinho.
Por ora, a medida legal não foi necessária para autuar nenhuma empresa, mas houve ao menos dois casos de marketing de emboscada. Stella Barros e Decolar.com anunciaram pacotes de viagem para assistir à Copa América do Chile, direito que pertence à LATAM, dona das marcas LAN e TAM, e parceira oficial do evento. A Stella Barros acabou retirando do ar o anúncio de pacote para a Copa América.