Carmelo Anthony resolveu investir seu dinheiro em futebol. O ala do New York Knicks comprou o Puerto Rico FC, equipe que irá disputar a NASL (Liga Norte-Americana de Futebol, na sigla em inglês), a segunda liga mais importante da modalidade nos EUA.
“Sempre tive paixão pelo futebol”, confessou o jogador, que nasceu em Nova York, mas possui pai porto-riquenho.
“Mas mantive isso para mim e as pessoas próximas. Ia aos jogos, espiava e acompanhava o esporte ao longo dos anos. Nos últimos 6 ou 7 anos percebi que havia um vazio na minha ilha. A ilha realmente não tem nada que pudesse chamar de seu, que a representasse de um ponto de vista global”, analisou o jogador.
O Puerto Rico FC será o 13º clube da liga, que no dia 20 de maio já tinha recebido a adesão do Miami FC. A equipe irá mandar seus jogos no estádio Juan Ramón Loubriel, que foi reformado recentemente. A arena, com 12.500 lugares, fica em Bayamon, a 16 km de San Juan, capital do país, e serve de centro de treinamento da seleção nacional.
Esta não é a primeira vez que um clube profissional tem sede em Porto Rico. O Puerto Rico Islanders disputou várias ligas entre 2003 e 2012, quando deixou de existir após o fim da temporada da NASL. Nesse período, os Islanders fizeram uma campanha memorável na Liga dos Campeões da Concacaf, na temporada 2008/2009, antes de cair diante do Cruz Azul, nas semifinais.
“É uma chance perfeita para mim, não só para reviver essa energia e esse clube, mas para começar algo novo. Quero ser aquele que representa Porto Rico”, contou Anthony, que já fez ações de caridade na ilha, incluindo a abertura de quadras de basquete por todo o país.
O aumento dos investimentos em Porto Rico, segundo o jogador, é acompanhado por um projeto que busca resgatar o orgulho de sua nacionalidade. “Todo mundo quer visitar Porto Rico. E há um monte de porto-riquenhos espalhados pelo mundo. Quero conectar essas comunidades em Nova York, Chicago, Filadélfia, Orlando”, afirmou.
Apesar dos projetos, Carmelo Anthony afirma que não deixará em segundo plano os treinos no New York Knicks. “O basquete é minha prioridade. Isso [trabalho de dirigente de futebol] é mais para eu tomar meu tempo fora da temporada [da NBA]. Passo muito tempo treinando em Porto Rico”, conta o jogador.
Oito vezes escolhido para os Jogo das Estrelas da liga, Anthony viajou recentemente a Havana como convidado de Pelé para acompanhar o jogo histórico do Cosmos contra a seleção cubana. No ano passado, ele visitou o Real Madrid, quando a equipe espanhola realizou parte da pré-temporada em Los Angeles.
Como dono de uma equipe, o jogador do New York Knicks se junta a astros como Ronaldo e Paolo Maldini. O brasileiro é sócio do Fort Lauderdale Strikers. Já o italiano é um dos donos do Miami FC.