O Ministério do Esporte lançou nesta segunda-feira os dados do Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte), a mais abrangente pesquisa sobre esporte e atividades físicas no país. Pelos dados levantados pelo órgão governamental, 45,9% da população brasileira é sedentária.
A boa notícia é que 54,1% dos brasileiros se declararam ativos ou praticantes regulares de esporte ou atividade física pelo menos três vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos. Essa é a definição de indivíduo ativo regular para a OMS (Organização Mundial da Saúde).
“A partir de agora poderemos mensurar qual é a importância do esporte na formação do cidadão”, disse o ministro George Hilton, do Esporte.
O levantamento foi realizado em 2013 pelo Instituto Visão, que aplicou 8.902 entrevistas. Os dados foram ponderados com base numa projeção da população brasileira por região, gênero e faixa etária, feita pelo IBGE, de aproximadamente 146,75 milhões de brasileiros com idade entre 14 e 75 anos.
O Diesporte aponta que a população jovem é a que mais pratica atividade física. Na faixa dos 15 a 19 anos, os indivíduos que se declararam sedentários correpondem a 32,7%. Entre os brasileiros de 20 a 24 anos, esse número sobe para 38,1%. A partir daí, a parcela que não pratica esporte é superior a 40% em todas as faixas etárias. Entre os brasileiros de 65 a 74 anos, a parcela atinge 64,4%.
O futebol é o esporte favorito dos brasileiros, sendo praticado por 76,6% da população que faz atividade física. Em seguida aparecem vôlei (21,4%, academia (4,5%) e corrida (3,8%). “Isso é um indicativo que devemos despertar, através das Olimpíadas, o legado imaterial para fazer com que as crianças queiram praticar outras modalidades”, afirmou o ministro.
Os indicadores servirão para a pasta definir as ações da Capanha Move Brasil, iniciada em 2012 que tem como meta aumentar a parcela da população brasileira esportivamente ativa até 2016. O Move Brasil conta atualmente com 36 instituições e empresas apoiadoras.