O São Paulo tem um novo parceiro estrangeiro: o Tampa Bay Rowdies, time que joga a NASL, liga secundário de futebol nos Estados Unidos. Na última terça-feira, o presidente do clube, Carlos Miguel Aidar, e o diretor de relações internacionais, Eduardo Alfano Vieira, estiveram no país para assinar o contrato.
A princípio, a parceria envolverá intercâmbio de jogadores entre os dois clubes, mas o plano é traçar estratégias comerciais entre as duas equipes. Isso inclui partidas amistosas e pré-temporadas entre os países. Em nota no site oficial, Carlos Miguel Aidar celebrou o acordo: “É um momento muito importante para o São Paulo em nossa missão de expandir a marca internacionalmente”.
O plano mais audacioso do presidente são-paulino só deve ser construído de fato nos próximos meses. Nesse momento, o marketing do clube não está alinhado com a parceira, conduzida por Eduardo Alfano Vieira. Ao longo do ano, a situação deverá ser diferente, já que a parceria do time deve abrir portas para a divulgação da marca do clube e de seus parceiros no mercado americano.
Neste primeiro momento, o São Paulo cita patrocínio recíprocos, com exposição e promoção em ambas as sedes e estádios, o que valorizaria a empresa que investisse no clube brasileiro e no clube americano.
Por outro lado, os americanos já têm um objetivo bem claro com o novo contrato assinado: turismo. O evento que marcou a assinatura do acordo contou com a presença da agência especializada em turismo na região de St. Petersburg e Clearwater. Com o time paulistano, as cidades conseguiram ficar em evidência para um público que já costuma visitar a Flórida.
A parceria do São Paulo reforça os laços entre o futebol do Brasil e o futebol dos Estados Unidos. Em 2014, o próprio clube fez treinamentos na Flórida. O Estado também foi casa do Corinthians na pré-temporada deste ano. Até o Ponte Preta fez amistosos com o Fort Lauderdale Strikers, também da NASL.