O COB (Comitê Olímpico do Brasil) lançou nesta terça-feira a mascote do Time Brasil, a onça-pintada Ginga, em evento no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. O lançamento fez parte das festividades de comemoração ao Dia Olímpico, que comemora a data de fundação do COI (Comitê Olímpico Internacional).
Estiveram presentes ao ato, que marcou a despedida oficial da delegação brasileira que irá competir no Pan-Americano de Toronto, a presidente Dilma Roussef, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes.
“Essa é uma grande oportunidade para difundirmos os valores do esporte – cidadania, ética, inserção na sociedade e práticas de uma vida saudável”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.
A mascote tem as cores da bandeira do Brasil e irá estampar sua imagem em vários produtos licenciados, como mochilas, bonés, cadernos, canecas e camisas. A pelúcia do Ginga começará a ser vendida em agosto nas lojas oficiais do Rio-2016 ao preço de R$ 99.
Segundo o diretor executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, a ideia do comitê é promover uma série de ações para engajar a torcida em torno do Time Brasil. “No ano passado lançamos a marca Time Brasil. Hoje lançamos o Ginga. No ano que vem vamos divulgar a música do Time Brasil”, contou o dirigente.
Ginga é uma palavra de origem africana, que corresponde a um movimento ágil do corpo, característico de muitos esportes. Para criar a mascote, o COB fez concorrência na qual participaram várias empresas. Uma banca escolheu a mascote vencedora, criada pela Oca Filmes.