Em mais um especial dos 10 anos da Máquina do Esporte, mostramos as marcas que mais cresceram em nível internacional na última década graças à associação com o esporte.
Veja o ranking das empresas que mais se destacaram desde 2005:
1 – HEINEKEN
É a dona da Liga dos Campeões. Patrocinadora há dez anos, nenhuma mar- ca se apropriou tanto do torneio e ganhou tanto com o seu crescimento.
2 – EMIRATES
Tornou-se a parceira dos grandes clubes europeus, como Real Madrid e Mi- lan. Além disso, virou case em naming rights com o estádio do Arsenal.
3 – ALLIANZ
Especializou-se em naming right de arena. A mais notável é a do Bayern, sede da abertura da Copa-2006. No Brasil, dá nome à arena do Palmeiras.
4 – PEPSI
Espalhou investimento nos esportes americanos. Mantém todas as princi- pais ligas no país. Na NFL, conseguiu a propriedade do show do SuperBowl.
5 – BUDWEISER
Contra a Heineken, a Budweiser mantém contrato com a Copa do Mundo. Mas foi com o UFC que a empresa mais apareceu com grandes campanhas.
6 – CHEVROLET
Fechou com o Manchester United um dos maiores patrocínios do mundo, graças ao alcance global do clube. No Brasil, tirou a Volkswagen da CBF.
7 – SAMSUNG
Apostou em diversas frentes do esporte. Do Corinthians ao Chelsea, de Lionel Messi a Gabriel Medina. No Brasil, também também patrocina a CBF.
8 – VISA
Tirou a MasterCard da Copa do Mundo, em negociação cercada de polê- mica. A companhia também manteve associação com os Jogos Olímpicos.
9 – SANTANDER
Uma das marcas mais associadas à F-1, graças à parceria com a Ferrari. Na América do Sul, tornou-se uma das maiores marcas da Copa Libertadores.
10 – UNDER ARMOUR
A marca apostou em comunicação agressiva no mundo fitness para se tor- nar, atualmente a terceira maior empresa de material esportivo do mundo.