Com Cirque du Soleil e muita música, Toronto dá a largada para os Jogos Pan-Americanos de 2015
Os Jogos Pan-Americanos de 2015 foram abertos oficialmente na última sexta-feira (10), no Rogers Centre, em Toronto, no Canadá. Em mais de duas horas de cerimônia, cerca de 620 artistas e 300 voluntários fizeram o espetáculo para mais de 40 mil espectadores. É a terceira vez na história que o país abriga a competição.
Ao contrário da maioria das celebrações olímpicas, a tocha foi apresentada logo no início do evento. No telão, o momento da passagem final do bastão do revezamento 4x100m dos Jogos Olimpicos de Atlanta, em 1996, foi reeditado. Na ocasião, o Canadá ficou com a medalha de ouro. Donovan Bailey, responsável pela corrida final, recebeu a chama e pulou de paraquedas do estádio, onde repassou o fogo para uma jovem atleta de 15 anos.
O destaque ficou para a participação do Cirque Du Soleil. A companhia circense de origem canadense fez o seu espetáculo logo após o desfile das delegações, encerrando o enredo sobre sonho e realidade no esporte. A apresentação, aclamada pelo público, foi acompanhada por vários sucessos do país.
A maior equipe brasileira em Jogos Pan-Americanos fora do país, com 590 atletas, foi recepcionada com uma base musical de samba, a exemplo do que aconteceu com os demais países e seus ritmos típicos. O nadador Thiago Pereira, dono de 18 medalhas na competição, foi o porta-bandeira do Brasil.
O juramento e o hasteamento das bandeiras colocaram ponto final na cerimônia. O Pan de Toronto será realizado até o dia 26 de julho.