A Maratona do Rio de Janeiro celebra recorde no público feminino na edição deste ano. Quase metade dos participantes será formada por mulheres na distância de 21 quilômetros. No percurso principal, a porcentagem chega a 30%.
Os números surpreenderam até os organizadores. Em 2013, a porcentagem de mulheres na meia maratona era de 38,5%. No ano passado, impulsionado por outras provas dessa distância feitas só para mulheres, o número foi para 45%. No trajeto de 42 quilômetros, os homens ainda são ampla maioria, mas a diferença também já foi maior. Em 2013, as mulheres eram só 21%.
Já no trajeto mais simples, de seis quilômetros, chamado de Family Run, as mulheres mantêm outro status. Nesse caso, são maioria. Neste ano, 63% dos participantes são do público feminino.
A organização da prova dá três hipóteses para esse aumento de interesse: “busca pelo peso ideal, desejo de melhor qualidade de vida e disciplina na conquista dos objetivos e resultados”.
Além do público feminino, a organização da Maratona divulgou outros números da prova deste ano, que contará com 26 mil participantes. Um dos dados apresentados se refere ao número de turistas que correrão no percurso carioca. Entre os inscritos, mil são de fora do Brasil. Ao todo, 61 países estarão envolvidos. A maioria dos estrangeiros é argentina, com 300 atletas. Chile e EUA vêm a seguir.