O Fluminense busca um profissional para liderar seu departamento de marketing, com o plano de aumentar as receitas por meio de sócios, além de gerenciar acordos comerciais. E, por enquanto, o escolhido é Marcone Barbosa, executivo do Cruzeiro há mais de uma década.
Procurado pela Máquina do Esporte, Marcone preferiu a discrição. O executivo cruzeirense confirmou as negociações com o Fluminense, mas afirmou não ter nada fechado por enquanto. O Fluminense também não confirmou a contratação do profissional, até porque o presidente do clube, Peter Siemsen está de férias no momento.
Desde a saída de Rodrigo Terra, no fim de 2014, o Fluminense está sem um diretor de marketing. A área conta com um gerente, Dilson Motta, e um vice-presidente, Marcello Gonçalves.
O departamento tem conseguido alguns sucessos desde a saída da Unimed, algo que gerou apreensão no clube. Somente neste ano, o time já acertou com Matte Viton, Frescatto e Voxx, que amenizaram a saída do antigo parceiro.
Pelo Cruzeiro, Marcone Barbosa tem atingido algumas metas que impressionam o meio do futebol. A principal delas é o modo como o clube consegue arrecadar com sócios-torcedores e bilheteria. Em 2014, a soma dos dois fatores chegou a R$ 85,8 milhões, quase três vezes a quantia paga pela Caixa ao Corinthians, o maior contrato de patrocínio entre clubes no Brasil.
Para potencializar a relação entre sócios e clubes, o executivo fez ações diversas, como a apresentação de Dedé dentro de um supermercado com o Movimento por um Futebol Melhor.
Neste ano, um dos desafios do Fluminense será justamente angariar sócios e receitas com um ídolo, já que o clube fechou a contratação de Ronaldinho Gaúcho.