O Vôlei Brasil Kirin, equipe de Campinas, será apresentado nesta segunda-feira com um novo patrocinador: o time jogará com uniformes produzidos pela Kappa. A parceria, no entanto, não será focada apenas no fornecimento de material esportivo. A ideia central do projeto é aumentar o alcance das marcas e criar um mercado consumidor para o esporte.
Luiz Fernando Ferreira, sócio-diretor da agência que comanda o time campineiro, a ESM, questionou o porquê de o clube não ter esse mercado consumidor. “Temos média de público próxima da Ponte Preta no futebol. A média é maior do que a do Guarani. Esses times vendem camisas. Por que nós não podemos vender também?”, perguntou.
A Kappa, dirigida pela SPR no Brasil, gostou da proposta feita pela ESM e fechou com o clube por um ano. Com a força da marca italiana, a empresa colocará os uniformes no varejo, físico e online. Para o time, a distribuição do produto deve ser um importante passo para que um mercado consumidor do vôlei possa surgir.
“Com a Kappa, as pessoas que não tinham acesso ao uniforme terão. E então se cria um público consumidor. Mas o projeto não é pensado para gerar uma grande receita por enquanto”, afirmou Ferreira.
Ainda assim, ela surge como uma entrega extra à Brasil Kirin, que substituiu a Medley em 2013 como patrocinadora máster do time. A questão é que a empresa terá uma nova exposição, dessa vez no varejo, em contato direto com consumidores. Além do nome da companhia, o uniforme do time carrega a Água Schin.
Na segunda-feira, o time se reapresenta para a imprensa, com alguns reforços no elenco. Na última SuperLiga, a equipe chegou às quartas de final, e foi parada pelo Minas Tênis Clube.