Apesar da crise de imagem que vive o futebol, a Copa América, realizada entre 11 de junho e 4 de julho, movimentou mais de 300 mil turistas pelo Chile. Segundo o Ministério da Economia, Desenvolvimento e Turismo do país (Sernatur), o evento gerou aumento de 47% no turismo do país, comparado com igual período de 2014. Esse movimento registrou uma receita de mais de US$ 70 milhões.
Os argentinos foram os estrangeiros que mais viajaram ao país vizinho. O governo chileno registrou a entrada de 115.452 argentinos no país durante o período da Copa América. O Brasil veio logo a seguir, com 45.877 visitantes, o que representa um aumento de 48% em relação ao ano passado.
Segundo o governo local, houve aumento de 43% nas transações com cartões de crédito internacional no Chile. Os argentinos novamente se destacam, com aumento de 429% nos negócios na região de Coquimbo, que serviu de sede da seleção de Messi durante a primeira fase da competição.
Outro destaque do torneio foram as interações nas redes sociais. O Facebook registrou 49 milhões de pessoas ou perfis que falaram do torneio, gerando 309 milhões de interações, entre posts, comentários e likes.
Com a adesão dos jogadores das principais seleções nacionais, como Neymar, Messi e James Rodriguez, o Instagram apontou a interação superior a 30 milhões de perfis, gerando mais de 185 milhões de registros sobre o evento.
Já o Twitter registrou até o fim da primeira fase mais de 7,3 bilhões de tuítes sobre o tema Copa América com mais de 300 mil de usuários brasileiros entre 2,7 milhões de pessoas em todo o mundo interagindo na rede social.
O torneio também impulsionou o uso de dados via smartphone no Brasil, aumentando em 40% os gastos com download de pacote de internet.
O torneio de 800 profissionais de mídia, alcançando recordes de audiência na TV, conforme informação auditada pela Nielsen Media Research. Nos nove estádios utilizados na competição houve lotação média de 90% de lotação nas 26 partidas do torneio, com total de mais de 650 mil torcedores. A final, entre Chile e Argentina, foi vista por 45 mil pessoas.