A LNB e a NBA reuniram ontem, no teatro Net em São Paulo, mais de 300 pessoas, entre representantes de empresas e agências, para apresentar o projeto comercial oriundo da parceria entre as duas entidades para o mercado brasileiro.
O NBB Marketing Meeting foi organizado pelas duas instituições e contou com a promoção da Máquina do Esporte. O plano foi explicar ao mercado a parceria firmada entre NBA e LNB no fim do último ano e contar o case da liga americana em sua expansão global acentuada nos últimos anos.
O ciclo de palestras foi iniciado com o superintendente da LNB, Sérgio Domenici, que resumiu a história do NBB, liga criada em 2008 com o objetivo de recuperar o basquete nacional. Com apoio da Globo, a competição cresceu a ponto de fechar parceria com a própria NBA.
Arnon de Mello, que preside a NBA no Brasil, foi o palestrante seguinte. Gustavo de Mello, vice-presidente sênior de marketing também subiu ao palco, onde teve a oportunidade de contar alguns cases de parcerias entre empresas e a liga de basquete americana. Para o executivo, o desafio das marcas é achar um fator em comum entre os valores da competição e os valores de cada companhia envolvida.
E foi justamente com um discurso focado na construção de marca que a principal estrela do dia subiu ao palco. Pam El, CMO da NBA, explicou como a entidade se reinventou e como ela tem se expandido pelo mundo. “O futebol é o esporte mais popular do mundo. Por que o basquete não pode ser o segundo?”, questionou.
Segundo a executiva, a NBA conta hoje com 550 milhões de torcedores espalhados pelo mundo, entre os “fanáticos” e os espectadores casuais. Somente o Brasil, foco da parceira com a LNB, carrega 32,5 milhões.
Todo o evento foi cercado com o clima de uma partida de NBA, um modelo que a LNB tem replicado no Brasil. Show de luzes e apresentações diversas reforçaram a ideia de misturar esporte com o entretenimento. Teve até presença de atletas, caso de Leandrinho, atleta do Golden State Warriors, atual campeão da liga americana.