Com menos de 24 hora de diferença, Flamengo e Internacional foram os primeiros clubes da Série A do Campeonato Brasileiro a abrirem seus perfis oficiais na rede social do momento: o Snapchat. O conteúdo multimídia postado no aplicativo é efêmero e fica disponível apenas por 24 horas, com público-alvo de jovens entre 16 e 25 anos.
O rubro-negro foi o primeiro a aderir à moda na última quarta-feira (19), aproveitando a rodada da Copa do Brasil no meio da semana passada. Nos últimos cinco dias, a conta do time carioca teve cerca de 55 mensagens postadas.
O Snapchat não permite o scout de quantos seguidores cada perfil tem, como fazem tradicionalmente Facebook e Twitter. A popularidade é medida por meio das visualizações do material publicado.
Segundo a Máquina do Esporte apurou, o Flamengo tem média de 11 mil views a cada postagem, com pico de 15 mil. O total de acessos à conta recém-inaugurada fica em torno de 600 mil.
O Internacional, por sua vez, publicou 15 vezes na nova rede social desde quinta-feira (20). O total de visualizações está na casa dos 90 mil. Os pioneiros na utilização do Snapchat no futebol brasileiro foram Remo e ABC de Natal.
Lançado em setembro de 2011, o Snapchat é um aplicativo social que permite ao usuário fazer fotos ou vídeos com textos e compartilhá-los de forma instantânea com amigos e seguidores. Só é possível postar fotos ou vídeos feitos na hora.
A estimativa é de que cem milhões de pessoas façam uso da rede social diariamente. O valor de mercado do aplicativo está avaliado em US$ 16 bilhões.