Não é só a vida de técnico que é instável no futebol brasileiro. Pelo menos é isso o que o Santos tem provado nos últimos meses. Nesta segunda-feira, o clube apresentará o quarto executivo de marketing em um período de um ano.
Até o fim do ano, Fernando Montanha liderava a área. Com a mudança de diretoria, o executivo deu lugar a Alex Fernandes, demitido apenas três meses depois. Em seu lugar, chegou Paulo Cesar Verardi, que pediu demissão após quatro meses e desentendimentos com a direção.
Agora, o clube apostará em Eduardo Rezende, que já atuou nos bastidores da Vila Belmiro no passado, em negociações envolvendo marcas como Panasonic, BMG e Herbalife.
À Máquina do Esporte, Rezende reforçou a comparação com a vida dos técnicos. “É como o Dorival (Júnior, treinador do Santos). Tem que jogar na quarta e no domingo. Como ele consegue trabalhar, sem tempo para treino? No marketing é parecido. Tem que ter uma rotina de ações, mas mantendo um plano. Às vezes, falta braço, e a necessidade imediata te atropela”.
O executivo detalhará o plano do marketing santista nesta segunda-feira, mas já adiantou qual será a principal linha a ser seguida: “Uma das questões mais sérias será a imagem do clube, o trabalho de branding”.
Os patrocínios seriam consequência de uma marca mais forte em longo prazo. Os acordos pontuais devem ocorrer por uma “necessidade”, mas de forma mais ordenada, segundo Rezende.