O Barcelona alcançou nesta semana a marca de 200 milhões de seguidores somados em suas redes sociais. Sempre na vanguarda, o clube catalão foi o primeiro a transformar suas plataformas em ativos publicitários e é exemplo na utilização desses canais na comunicação com seus torcedores nos quatro cantos do mundo.
Merece atenção especial o uso de plataformas chinesas, com inúmeras restrições em função da política do país. A Tencent tem 3,9 milhões de torcedores do Barcelona, o maior contingente estrangeiro na rede.
Ao disponibilizar seus perfis oficias em nove idiomas, o Barcelona fala diretamente com seus fãs de qualquer nacionalidade, sem ruído na comunicação, para se aproximar desses públicos. A receita é tão simples, como funcional. No mês passado, a Netshoes liberou um estudo que mostrava a camisa do time entre as mais vendidas do Brasil. Em algumas praças nacionais, o fardamento é o segundo mais vendido.
Pese o fato de Neymar ser o co-protagonista do grupo ao lado de Messi, aumentando a exposição e gerando mais interesse do torcedor brasileiro, o feito culé tem como base o trabalho de marketing direcionado a cada nicho de mercado. O recente contrato assinado com Twitter e Gatorade para ações na América Latina é um exemplo de como o clube trata seus públicos. Cultura diferente, linguagem diferente, conteúdo diferente.
O Barcelona entendeu a rede social como um negócio, não como mera ferramenta geradora de pautas. Por isso, é o exemplo a ser seguido – literalmente – neste mercado.