Com faturamento de 1,2 bilhão em 2014, o mercado de games no Brasil ganhou um forte aliado para seguir na curva ascendente. A ESPN iniciou nesta semana a cobertura pioneira de e-esportes no país em três frentes: site, redes sociais e programção.
Um canal dedicado integralmente à modalidade será incluído de forma permanente no portal da emissora do Grupo Disney com a cobertura de jogos que simulam modalidades esportivas e jogos com grande cenário competitivo, como League of Legends, DOTA2, Counter-Strike entre outros.
O projeto inclui três novos programas semanais que serão exibidos de forma aberta no WatchESPN, plataforma de vídeos ao vivo, exclusivos e on-demand da ESPN. Todas as quarta-feiras, o programa Matchmaking, comandado por Felipe Felix e Luiz Hygino terá notícias, análises de confrontos de torneios e debates sobre games que simulam esportes, além dos highlights dos torneios de League Of Legend.
Nas redes sociais, serão criados perfis específicos no Twitter e no Facebook promovendo a interação entre o universo games e o perfil MundoESPN.
“A ESPN sempre teve uma postura pioneira em apresentar novas modalidades ao fã do esporte. Agora, inovamos ao criar uma plataforma que irá cobrir os e-sports de forma contínua numa grande empresa de conteúdo como a ESPN. Estamos muito confiantes do sucesso que teremos entre o público e o mercado”, disse German Hartenstein, diretor geral da ESPN no Brasil.
A aposta no novo nicho não é em vão. A consultoria Superdata estima que o mercado alcançará 134 milhões de pessoas em todo o mundo em 2015, com movimentação global de até US$ 83 bilhões. A projeção de crescimento no Brasil gira em torno de 25% e 30%.
“Acreditamos que ao investir no setor de e-sports atrairemos para a ESPN um público onde temos grandes oportunidades e que tem muito potencial para permanecer conosco descobrindo novos esportes e acompanhando os que eles já gostam. Também será uma grande chance para nós nos relacionarmos com novas empresas anunciantes”, explicou Alexandre Biancamano, diretor de mídias digitais e novos negócios.
No ano passado, a Brasil Games Show, principal feira dedicada a esse mercado no país, teve 250 mil visitantes. A oitava edição do evento já está confirmada para o fim da próxima semana, entre 8 e 12 de Outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.