A Confederação Brasileira de Rugby realizou uma ação de marketing para ajudar a popularizar o esporte no país e, de quebra, promover mundialmente o nome do Brasil no cenário do rúgbi.
Com o patrocínio do Bradesco, a CBRu fez uma ação para colocar o Brasil no Guiness, o Livro dos Recordes. No último sábado (dia 24), no intervalo das semifinais do Campeonato Brasileiro de Super 8, a confederação tentou reunir mais de 1.160 fãs da modalidade no estádio Ícaro de Castro Melo (Ibirapuera) para fazer o maior lance de scrum do mundo.
O scrum é uma das jogadas mais conhecidas da modalidade, que acontece nas partidas após um lance irregular ou penalização. Os forwards (avançados) das duas equipes fazem uma formação com oito atletas cada, posicionados uns contra os outros.
Em seguida, a bola é colocada no meio do “túnel” visando ao duelo por sua posse. Para disputar a bola, só se pode usar os pés e a força para deslocar os adversários.
Durante um mês, a CBRu fez campanha para atrair fãs do esporte para a ação, que foi realizada, mas que levou cerca de mil pessoas, não permitindo ao país pleitear o recorde no Guiness. Mesmo assim, confederação e Bradesco, que patrocinou a ação, ficaram satisfeitos.
“Queremos atrair mais pessoas para o rúgbi, mostrar que esse esporte traz valores como poucos. A ação do maior scrum do mundo, por ser curiosa, tem potencial para que milhares de pessoas passem a conhecer e, quem sabe, a praticar o rúgbi”, disse Mariano Vittori, diretor de marketing da CBRu.
“Além do alto rendimento, nosso patrocínio às confederações busca dar visibilidade às modalidades. Essa ação se encaixa bem nesse perfil, ao divulgar uma modalidade em franca expansão no Brasil”, disse Jorge Nasser, diretor de marketing do Bradesco.
O maior scrum do mundo ainda é da Austrália, que em 8 de agosto de 2015, reuniu 1.160 pessoas no ANZ Stadium para a jogada.