A bola laranja subiu na abertura da oitava temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) na noite de ontem. Na primeira temporada completa do NBB tendo a NBA como parceira comercial, o basquete celebra o aumento de interesse do público pelo esporte.
É isso o que mostra o Sponsorlink, estudo feito pela Ibope/Repucom divulgado com exclusividade pela Máquina do Esporte. Ele mostra que 47 milhões de brasileiros demonstram ter interesse em acompanhar o basquete. Já o NBB conta com 38% do entusiasmo da população brasileira.
Os números mostram a evolução do esporte no país. Em 2014, a edição do Sponsorlink mostrou que apenas 9% das pessoas eram “superfãs” de basquete. Agora, o número saltou para 14%, ou um total de 9 milhões de pessoas.
Nesse contingente de torcedores, a maioria é homem (66%) e jovem, entre 18 e 29 anos (41%).
O maior concorrente do NBB, por incrível que pareça, é a NBA, liga de basquete americana. De acordo com o Sponsorlink, há mais gente fã do basquete dos EUA do que o brasileiro: 41% da população tem interesse no torneio americano, sendo que, entre os superfãs do basquete,o grau de interesse é 86%.
Isso se reflete também na lista dos ídolos citados pelos maiores entusiastas do basquete. Nos cinco primeiros lugares estão quatro brasileiros que atuam na NBA: Anderson Varejão (37%), Tiago Splitter (14%), Leandrinho (8%) e Nenê Hilário (8%). O “intruso” é Marcelinho Machado, do Flamengo (14%).
O crescimento do basquete dá mais fôlego para a busca comercial do NBB, que ainda negocia cotas de patrocínio para a edição de 2015/2016. Em sua oitava temporada, o NBB se consolidou como a principal liga independente de clubes do país, mas ainda tenta encontrar patrocínio.
Para ampliar o alcance do NBB, a liga fez parceria com o Sportv para divulgar a campanha #JogaJuntoNBB, criada para envolver o torcedor do basquette e ampliar o alcance da competição.
O Sponsorlink entrevistou mil internautas em setembro de 2015.