A Alpagartas vendeu a um grupo de investimentos duas marcas esportivas, Topper e Rainha, por R$ 48,7 milhões. O comprador foi o fundo de investimento Sforza, uma holding fundada por Carlos Wizard, antigo proprietário do Grupo Multi, vendido para a Pearson em 2013 por R$ 1,9 bilhão.
A companhia afirmou em nota que a venda teve como objetivo o foco em negócios para estratégicos para a Alpargatas. “Após passarem por um processo de turnaround bem-sucedido, os negócios de Topper e Rainha atingiram seus limites de expansão dentro da estrutura da Alpargatas”, comentou o presidente da empresa, Marcio Utsch.
Uma dessas linhas deve favorecer outra marca esportiva que, no Brasil, está sob o comando da Alpargatas. Isso porque as fábricas não foram envolvidas nas negociações. Por 24 meses, as estruturas ainda atenderão as duas marcas vendidas, mas, aos poucos, a produção passará para a Mizuno, além das Havainas e da Osklen, que também serão atendidas nas instalações.
Além da quantia investida inicialmente, o grupo permanecerá com um ganho garantido nos próximos anos. Para o mercado dos Estados Unidos e da China, as marcas estarão apenas licenciadas para os próximos 15 anos. O uso de Topper e Rainha renderá royalties à empresa brasileira.
Nos últimos anos, a Topper variou seus investimentos no esporte, ainda que tenha se mantido mais discreta em 2015. A empresa apostou no crescimento rúgbi no Brasil, mas, mais recentemente, voltou o foco no futebol. Atlético Mineiro e Grêmio foram os últimos times grandes no Brasil com o patrocínio da marca.
Neste semestre, a empresa lançou campanha “Chutão é gol” para anunciar duas novas chuteiras de futebol society. O foco, nesse caso, era o futebol amador. Essa foi a linha adotada pela empresa para se reposicionar no mercado brasileiro e argentino.
A Rainha também havia lançado um novo posicionamento recentemente, precisamente em outubro deste ano. Assim como fez a Topper, “A vida é o nosso esporte” dá mais atenção ao esporte amador.