Após o fim do Outubro Rosa, os clubes permanecem engajados em ações sociais contra o câncer. O virtual campeão brasileiro manteve a campanha “Corinthians é Preto e Branco, Outubro é Rosa”. Já o Cruzeiro anuncia campanha para o Dezembro Laranja, o mês dedicado à campanha contra o câncer de pele.
O time paulista fará mamografias gratuitas na Arena Corinhtians até o dia 14 de novembro. A iniciativa do clube teve 9.000 inscrições. A razão para estender o prazo foi o número de inscritas muito superior à capacidade inicial de atendimento.
A prioridade da ação será para mulheres que não realizaram mamografia nos últimos 12 meses, que constataram alteração nas mamas e têm histórico familiar da doença. As torcedoras cadastradas irão receber e-mail com data e horário para comparecer ao estádio.
A iniciativa tem patrocínio da Kalunga e conta com apoio do Instituto SPX, Instituto Arte de Viver Bem, Armosia, MSJK e ONG Sobrevivência, entre outras instituições.
Já o Cruzeiro irá divulgar iniciativas em suas redes sociais com alertas sobre sintomas da doença e também cuidados de prevenção. O clube integra campanha da SBC (Sociedade Brasileira de Dermatologia) em parceria com o departamento científico da Associação Médica de Minas Gerais. Foram realizadas consultas no último sábado (dia 7) em Belo Horizonte e em mais sete cidades do Estado.
“O objetivo da campanha é esclarecer a população das consequências, a longo prazo, da exposição ao sol. São registrados no Brasil aproximadamente 133 mil novos casos de câncer de pele todos os anos”, afirma Glaysson Tassara, presidente da SBD.