O varejo é uma das vítimas do cenário de crise econômica e, portanto, tem aproveitado o Black Friday para aumentar o volume de vendas nos mais diversos setores. No esporte, a corrida pelos descontos também tem sido atingida com mais ênfase neste ano, com promoções entre grandes marcas e pequenos empreendimentos.
E, assim como o restante dos varejistas, a sexta-feira foi apenas um detalhe. Nos Estados Unidos, a Black Friday é o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, quando os americanos trocam presentes. No Brasil, em que a data não é celebrada, é normal ter a semana ou o mês de promoções.
Foi o que a Netshoes fez com as lojas de clubes. No São Paulo e o Corinthians, por exemplo, houve promoções com a grafia “November”, indicando promoção referente à data. Entre as lojas físicas de clubes, Palmeiras e Santos anunciaram que farão descontos de até 50% nesta sexta-feira.
Se adiantar à sexta foi a estratégia da loja principal da Netshoes, com o nome Black November. O que não impediu de fazer promoções para esta sexta-feira. Quem quiser comprar um tênis da Puma, por exemplo, consegue até 70% de desconto. A Centauro também se adiantou e chegou a oferecer 90% de desconto no “Esquenta Black Friday”.
Há quem tenha usado como diferencial a gama de produtos com preços reduzidos. A Liga Retrô, que reproduz uniformes antigos do futebol, oferece 30% de descontos em produtos, mas, segundo a empresa, a intenção é “presentear” o torcedor, já que os produtos são atemporais e não haveria o interesse em queimar o estoque.
E até mesmo quem vende serviço tem se aproveitado da data. A Faculdade Brasileira de Tributação usou a sexta-feira para dar desconto de 50% no curso de especialização em gestão do esporte.
Ao menos ofertas não faltam no comércio esportivo.