Comum no Brasil, a publicidade nas mangas das camisas dos clubes que atuam na Bundesliga foi finalmente autorizada nesta semana. A entidade atendeu às reivindicações das equipes, que passarão a utilizar a nova propriedade a partir da temporada 2016/17.
O espaço foi aberto aos clubes após a Bundesliga romper a cláusula com a empresa de logística Hermes, de quem é parceira desde 2013, que tornava obrigatória a presença da marca nos uniformes dos 36 times da primeira e da segunda divisão na Alemanha.
Em comunicado, a organização responsável pelo Campeonato Alemão reconhece que a decisão foi tomada por conta da pressão dos clubes, que criticavam a imposição da Hermes em seus fardamentos, impedindo a exploração de uma nova fonte de receita.
Na Espanha, por exemplo, o Barcelona fatura € 7,5 milhões por temporada com a Beko. No Brasil, a propriedade pode valer R$ 10 milhões.
A decisão, contudo, não deve representar o fim da parceria entre Hermes e Bundesliga. A entidade já pediu à DFL, responsável pela exploração comercial do torneio, para priorizar a continuidade da empresa com um acordo diferente do que mantinham até agora.
Segundo a Ibope/Repucom, os clubes da Bundesliga faturaram € 139 milhões com a publicidade em seus uniformes em 2014, cifra recorde no futebol alemão. O número deixa a liga liderada pelo Bayern de Munique atrás apenas da Premier League neste quesito. Na Inglaterra, o faturamento chegou a € 213 milhões.