Em busca de melhorar a audiência das competições, o presidente da FIT (Federação Internacional de Tênis), David Haggerty, propõe que a definição do vencedor da Copa Davis e da Fed Cup aconteça em um final four.
O dirigente afirmou que os mata-matas são úteis nas primeiras rodadas, mas estuda a mudança de formato na fase final, quando haveria uma semifinal e final entre nações disputadas durante uma semana, em quadra neutra.
No atual formato, 16 países disputam a Copa Davis, enquanto oito nações jogam a Fed Cup, a versão feminina do torneio. A ideia de Haggerty é que haja a disputa das semifinais de segunda-feira à quarta. A quinta seria dia de descanso. A decisão seria jogada de sexta-feira a domingo.
A ideia do dirigente ganhou o apoio de Novak Djokovic, número um do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). “Tenho falado neste formato há anos. É preciso mudar, não há dúvida. Nos últimos anos, muitos grandes jogadores não têm jogado a Davis durante a temporada por causa do calendário”, afirmou o sérvio, que vai além.
“O formato de um Campeonato Mundial de tênis me atrai mais. Deveria haver uma fase de grupos, com quatro chaves de quatro seleções. Os classificados disputariam um final four. Apesar de saber que isso não ajuda a todos, já que muitas federações obtêm sua principal arrecadação ao disputar eliminatórias da Davis em casa”, ponderou.