Uma solenidade com a presidente Dilma Rousseff e a presença de presidentes de dez clubes de futebol marcou não apenas a renovação do patrocínio da Caixa aos clubes, mas o lançamento de uma agência nacional reguladora do futebol, que fiscalizará o cumprimento das normas do Profut, o plano de refinanciamento de dívidas dos clubes com o governo.
O evento marcou também a ação mais contundente de apre- sentação de patrocínio da Caixa aos clubes. Agora são dez times que terão o aporte da empresa, com as novidades sendo os dois principais times de Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético Mineiro.
Os dois clubes receberão, cada um, R$ 12,5 milhões neste ano e irão realocar os patrocínios más- ter de MRV Engenharia e Supermercados BH em seus uniformes.
Além da dupla mineira, a Caixa confirmou a renovação com os rivais paranaenses – Atlético-PR e Coritiba – por R$ 6 milhões, mesmo valor a ser recebido por Vitória e Sport no Nordeste. Chapecoense e Figueirense ficarão com R$ 4 milhões. Na Série B, o banco patrocinará o CRB por R$ 1 milhão. O Flamengo já havia acertado a renovação por R$ 25 milhões por mais um ano.
Com o anúncio, o Vasco deixou de contar com o patrocínio da estatal. O clube, quevoltou à Série B do Brasileirã, pode ser substituído pelo rival Fluminense.
O Corinthians segue em processo de renovação. O atual contrato é válido até o fim de fevereiro, ainda sem certeza de que será renovado por mais um ano.
Além dos patrocínios, o evento serviu para a apresentação da Autoridade Pública de Governança de Futebol (APFUT), órgão que terá como missão fiscalizar como os clubes que aderiram ao Profut estão cumprindo às determinações gerenciais que a lei estipula.
Segundo a presidente, o órgão contará com a participação de atletas, dirigentes e treinadores. Ainda não foi definido como será o trabalho completo do órgão.