Em uma iniciativa ousada, o Paysandu decidiu encerrar seu contrato com a Puma e montar, neste ano, sua própria marca de material esportivo. Dois meses após o início da empreitada, o clube paraense começa a contabilizar lucros.
“Em março, lançaremos a primeira loja oficial, na sede do clube. O objetivo é termos um total de dez lojas a curto prazo. Durante 2016 vamos abrir a maior parte”, acredita Renato Costa, diretor de marketing do Paysandu.
O clube escolheu o Lobo, mascote do Paysandu, para ser o nome da marca da equipe paraense. “O departamento de marketing foi quem desenvolveu o logo. Foi um trabalho bem tranquilo”, conta Costa.
Além do uniforme completo, com camisa, calção e meiões, o Paysandu já lançou mais de 14 itens para os torcedores, que incluem camisa de treino, de viagem, boné e mochila. No futuro, há planos de lançamento de uma linha casual e de roupas para crianças. Para o futuro não está descartada a fabricação até de chuteiras com a marca do clube.
O time não divulga o valor arrecadado até aqui, mas o diretor de marketing afirma que esse montante já representa mais do que o Paysandu recebia anteriormente da Puma. “Em um mês, arrecadamos mais do que em um ano com a fornecedora anterior”, afirma ele.
Os produtos são fabricados pela Bomache, fábrica com sede em Fortaleza (CE), que possui parceria com várias equipes do Norte e Nordeste, incluindo o arquirrival Remo.
“Eles já eram fornecedores de camisas temáticas para sócios-torcedores. Foi uma escolha natural”, diz o dirigente.