O Flamengo quer ter informações do máximo possível de torcedores. Para isso, contou com a agência CSM/Golden Goal, que gere o programa de sócio-torcedor do clube, e com o apoio da Ambev, por meio do Movimento por um Futebol Melhor, para pedir que fãs da equipe façam um cadastro no site oficial do time.
Ao responder o cadastro, formado por algumas perguntas simples, o torcedor ganha uma série de privilégios até o fim de abril. Estão incluídos na ação descontos nas lojas oficiais do clube e acesso aos benefícios do Movimento por um Futebol Melhor. E, para promover a campanha, o clube contou com o ex-jogador Zico; a ação foi lançada no aniversário do ídolo maior do clube.
À Máquina do Esporte, o diretor de marketing do Flamengo, Bruno Spindel, explicou a ação:
“É uma oportunidade de falar diretamente com o torcedor. Nós queremos entender quem ele é, o que faz, para sabermos o que podemos oferecer e o que os patrocinadores podem oferecer”.
Hoje, o clube já conta com o cadastro de 1 milhão de torcedores. O plano é qualificar esses dados e conseguir informações de novos torcedores. Não há, no entanto, uma previsão de quantas pessoas devem particpar. Os benefícios oferecidos aparecem como um forma de atrair aqueles que não são sócios-torcedores.
“Com os dados, eu sei que tipo de benefício eu consigo oferecer. Compra muitas camisas de jogo? Eu mando as novidades para ele. Mora em Brasília e nunca foi ao jogo? Eu falo com ele quando formos jogar lá”, afirma Spindel.
Em 2009, o Grêmio fez una ação parecida, mas sem o auxílio dos benefícios aos torcedores. O plano era o mesmo: conhecer melhor os hábitos dos seguidores. Em um ano, o clube conseguiu cerca de 250 mil cadastros. Depois, ofereceu vantagens para que cada um virasse sócio-torcedor.