Um estudo encomendado pela MasterCard à Birkbeck Sport Business Centre aponta que a Eurocopa 2008 vai movimentar, no próximo ano, mais de 1,4 bilhão de euros (R$ 3,66 bilhões) no continente. A pesquisa foi conduzida pelo diretor da empresa e professor de Negócios Estratégicos do Esporte da Coventry University, Simon Chadwick, e considerou o impacto nacional e internacional da competição com a venda de ingressos, viagens, alimentação, merchandising, patrocínios, publicidade, telecomunicações e novos serviços de mídia. O economista estima que, em média, cada uma das partidas da Eurocopa vai gerar uma receita de 42 milhões de euros (R$ 110 milhões). De acordo com o estudo, a partida entre França e Itália, pelo Grupo C, deve alcançar a marca dos 168 milhões de euros (R$ 440,1 milhões), sendo o confronto mais importante da primeira fase. ?O impacto será sentido em diversos países e terá origem, principalmente, nos patrocínios e nos acordos comerciais. A tendência é que os jogos da fase final causem um impacto ainda maior?, afirmou Chadwick. Na Eurocopa de 2004, disputada em Portugal, o Instituto Superior de Economia e gestão estimou o impacto da competição, somente no país, foi de 236,12 milhões de euros (R$ 618,63 milhões). A edição 2008 da Eurocopa será realizada na Suíça e Áustria, entre os dias 7 e 29 de julho.