Maior investidora do futebol brasileiro, a Caixa Econômica Federal tornou-se, nesta quinta-feira, a dona do title sponsor do NBB (Novo Basquete Brasil), principal liga de basquete do país. A instituição financeira assinou com a LNB (Liga Nacional de Basquete), que gerencia o campeonato, por quatro anos. Pela propriedade, o banco estatal irá desembolsar R$ 22 milhões (R$ 5,5 milhões por temporada).
“Em um momento de muita dificuldade na economia brasileira, as empresas têm escolhido os melhores investimentos. Esse contrato nos auxilia a fazer um planejamento estratégico e poder trabalhar a gestão para os próximos anos. É uma tranquilidade”, afirmou João Fernando Rossi, vice-presidente da LNB.
Com o acerto, o campeonato passará a ser chamado de NBB Caixa. A empresa também terá sua marca exposta no piso de todos os ginásios da competição, além de placas de publicidade na quadra. O contrato também implica o acerto do title sponsor da LBF (Liga de Basquete Feminino) pelos próximos quatro anos.
“Nos últimos anos, a Caixa tem contribuído para o desenvolvimento de atletas de alto nível, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento humano. Nosso objetivo é impulsionar o crescimento e a popularização de práticas desportivas”, afirmou Míriam Belchior, presidente da Caixa Federal.
O banco estatal já estará presente no Jogo das Estrelas, programado para este fim de semana, em Mogi das Cruzes (SP). Estão programadas uma série de ativações da empresa durante o evento.
É o terceiro patrocinador anunciado pelo NBB em um mês. A direção da liga já havia firmado contrato com a Sky. Na semana passada, realizou apresentação de parceria com a Avianca, que irá fornecer 700 passagens nesta temporada. “Coincidiu de os anúncios terem sido feitos agora. Mas todos os contratos já estão sendo discutidos há algum tempo”, afirmou Rossi.
A liga também possui contrato com Spalding (bola oficial), além de direitos de transmissão com Globo, que exibe jogos na TV fechada pelo SporTV, e Rede TV!. Já a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), destinada à descoberta de novos talentos, é financiada através de convênio com o Ministério do Esporte.