As vendas do meldonium, remédio utilizado por Maria Sharapova, subiram 50% na Rússia desde que o caso de doping da tenista foi revelado. A informação é do site Rússia Hoje, que cita a agência de notícias Interfax.
Os primeiros a se dar conta do súbito aumento nas vendas foram os empregados da farmácia próxima ao parlamento da Rússia. Segundo um deles, agora “existe um verdadeiro entusiasmo” pelo meldonium. Outras drogarias russas confirmaram a tendência, como Alexander Filippov, presidente da rede Rigla, uma das maiores da Rússia.
O remédio mais pedido é o Mindronate, cujo preço é mais acessível: 300 rublos (cerca de R$ 20). Na maioria das farmácias é possível comprar o produto sem apresentar receita médica.
Dmitry Stepanov, empresário do ramo farmacêutico, diz que o aumento espetacular do consumo de produtos como o meldonium se deve ao fato de que “os atletas amadores estão agora muito interessados, depois do positivo de Maria Sharapova, e decidiram provar o medicamento”.
Já Dmitry Orekhov, diretor de desenvolvimento estratégico das Farmácias Gorzdrav , acredita que “antes só um pequeno círculo de especialistas poderia adquirir livremente o meldonium, mas agora o público em geral consegue fazê-lo”.