A AB Inbev, grupo da qual a brasileira Ambev faz parte, e a Delta Airlines compraram cotas de patrocínio para a Copa América do Centenário, torneio que comemora os cem anos da mais antiga competição entre seleções do planeta.
Neste ano, além dos dez países filiados à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), mais seis sob as hostes da Concacaf (Confederação da América do Norte, Central e do Caribe) participam do evento, que será em junho, nos Estados Unidos.
Desde a Copa do Mundo de 1994 o país não sedia um torneio de futebol tão importante. A entrada das novas parceiras comerciais foi negociada pela SUM (Soccer United Marketing), braço comercial da MLS (Major League Soccer), principal liga de futebol do país. Junto com a IMG, a SUM assumiu os direitos comerciais da Copa América do Centenário após a rescisão de contrato com a Traffic, envolvida em denúncias de corrupção na Fifa.
O objetivo da SUM é alcançar US$ 20 milhões pelos direitos comerciais e patrocínios do evento. “O fato de essas empresas terem confiado em nós , envia uma mensagem ao mundo do futebol sobre como sabemos organizar um torneio de maneira justa e transparente”, afirmou Kathy Carter, presidente da SUM.
A agência de marketing possui outros contratos importantes no futebol da América do Norte, como os direitos comerciais da seleção do México e a promoção das últimas seis edições da Copa Ouro, torneio oficial da Concacaf.
Os valores envolvidos na negociação de AB Inbev e Delta Airlines não foram divulgados. A empresa de bebidas também não anunciou quais serão as marcas que irá trabalhar na Copa América do Centenário. Nos Estados Unidos acredita-se que irá usar a Budweiser. Outras marcas também podem ser trabalhadas em cada país, como Quilmes (Argentina), Brahma (Brasil) e Corona, Pacífico, Victoria, León e Barrilito (México).
Em outubro, a AB Inbev anunciou a compra a segunda maior cervejeira mundial, a SAB Miller. Quando a fusão estiver concretizada, a multinacional irá se tornar a maior empresa de cervejas do mundo.
Além de Delta Airlines e AB Inbev, a Copa América do Centenário, que terá início em 3 de junho, já assinou contrato com Nike, Coca-Cola, Sprint e State Farm.