O San Antonio FC, time que estreou há duas semanas na USL (United Soccer League) será o primeiro passo para a cidade texana contar com um clube na MLS (Major League Soccer), principal liga de futebol dos Estados Unidos.
Por trás do projeto está o dono do San Antonio Spurs, uma das principais franquias da NBA.
San Antonio está entre as cidades candidatas a ter uma equipe na MLS desde o nascimento da MLS, há 20 anos.
Até agora, porém, teve que se conformar com o San Antonio Scorpions, que atuou por quatro temporadas na NASL, segunda liga de futebol mais importante do país.
Em meados dos anos 2000, a MLS e San Antonio estiveram próximos de fechar um acordo, mas as negociações não avançaram por razões políticas. Agora parece que a situação mudou deopis que o dono dos Socrpinos, o empresário Gordon Harman, decidiu fechar o clube e vender toda sua infraestrutura, incluindo o estádio Toyota Field por US$ 18 milhões.
Enquanto isso, a Spurs Sports & Entertainment acertou um contrato de arrendamento para operar o Toyota Field e se comprometeu a fundar um clube na USL. O resultado foi o San Antonio FC.
Os donos da MLS aprovaram em dezembro a expansão futura da liga para 28 clubes e o comissário Don Garber mencionou San Antonio entre as possíveis cidades-sede. Com um grupo como SS&E atrás do projeto, parece questão de tempo para que a vaga seja efetivada.