O Snapchat alcançou acordo com ao NBC para transmitir os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro nos Estados Unidos. O aplicativo de mensagens irá divulgar o dia a dia dos Jogos através de fotos e vídeos. A ferramenta irá criar um canal exclusivo para a transmissão do evento dentro de sua seção Discover.
A iniciativa é uma tentativa de a Olimpíada atrair um público jovem que se comunica através da rede social e não saem de perto de seu smartphone. É a primeira vez que a NBC, que pagou US$ 1,23 bilhão pelos direitos dos Jogos Olímpicos, acerta com outra empresa o sublicenciamento do evento. Os valores da transação com o Snapchat não foram divulgados. No entanto, por contrato, a empresa irá repartir com a NBC a arrecadação de publicidade que conquistar. Nos Estados Unidos, o aplicativo conta com 10 milhões de usuários por dia, o que representa um crescimento de 150% em relação a maio de 2015, quando contava com 4 milhões.
Não é o primeiro acordo entre redes sociais e esporte profissional. Há algumas semanas, o Twitter anunciou acordo com a NFL para transmitir dez partidas em streaming, as melhores jogadas da rodada e conexões via Periscope com jogadores e treinadores.
“O Twitter é onde se desenvolvem eventos ao vivo e é o sócio adequado para levar aos torcedores de todo o mundo o futebol americano da NFL ao vivo”, afirmou Roger Goodell, comissário da NFL.
Além disso, um relatório intitulado “Sport Marketing Advertising” ressalta que o investimento em anúncios esportivos nas mídias sociais cresceu 22% em 2015 em relação à 2014. Em 2018, estima-se que o gasto de publicidade digital poderá subir 37%.
A liga espanhola já está disciplinando o uso de redes sociais para evitar que se quebrem os direitos comerciais das emissoras parceiras. O objetivo é estabelecer um sistema similar ao da NBA, no qual o uso entre os atletas ficou mais limitado.