A NBA, que já anunciou a abertura para a publicidade nas camisas dos times a partir da temporada 2017-2018, fará restrições às marcas estampadas nos uniformes de suas 30 franquias. Segundo a ESPN norte-americana, estão vetadas propagandas em seis áreas: bebidas alcoólicas, cigarro, apostas, meios de comunicação, mensagens políticas nem de concorrentes da Nike, que será a nova fornecedora de material esportivo.
As empresas interessadas terão um pequeno espaço na camiseta, um quadrado de 6,35 cm x 6,35 cm na altura do ombro esquerdo. Fora dos uniformes, as franquias poderão ter acordos comerciais com empresas de alguns desses setores.
A direção da liga norte-americana de basquete resolveu liberar a publicidade nas camisas, como forma de arrecadar mais, no mês passado. A deliberação só valerá daqui duas temporadas, quando será encerrado o contrato com a Adidas e terá início o novo acordo comercial, com a Nike, já assinado pelos novos termos.
“O patrocínio nas camisas proporciona um engajamento ainda mais profundo com os parceiros, com a possibilidade de construirmos uma associação única com os times e esse investimento adicional vai ajudar a crescer o jogo de maneiras fantásticas”, afirmou Adam Silver, comissário da NBA, em nota.
Apesar da liberação, como forma de não desagradar os torcedores, o patrocínio não estará nas camisas de jogo à venda no varejo. Ainda assim, as franquias poderão produzir vestimentas com o logotipo da empresa. Com a nova propriedade, os times esperam um faturamento adicional de até US$ 100 milhões.
A marca no uniforme da NBA já passou por um primeiro teste no ano passado, no All-Star Game. Na ocasião, a Kia fez aporte e esteve na camisa das equipes em quadra.