A disputa pela produção de conteúdo das principais redes sociais do país tem gerado novas oportunidades de negócios para os clubes de futebol, geradores de grande tráfego de audiência.
Nesta semana, Corinthians e Flamengo, os dois clubes mais populares do país, iniciaram uma ação em parceria com o Twitter. Os dois times estão produzindo conteúdo para a seção Moments da rede social, uma espécie de painel com últimas notícias do Twitter, com conteúdo que pode ser vendido comercialmente.
A ação tem como objetivo dar o pontapé inicial, na rede social, para o Campeonato Brasileiro. O Twitter tem disputado com o Facebook boa parte da audiência dos grandes eventos esportivos.
“O Corinthians vem desenvolvendo um trabalho na área de conteúdo digital com a cara do nosso maior patrimônio: a Fiel. O resultado disso são os números, que nos colocam como o clube de futebol de fora da Europa mais popular nas principais redes sociais. Poder oferecer o Moments, ferramenta que era restrita ao próprio Twitter e a veículos de comunicação, em primeira mão aqui no Brasil, agrega ainda mais à nossa gestão de conteúdo e, caro, à torcida”, diz em nota Gustavo Herbetta, superintendente de marketing do Corinthians.
A ação com o Twitter acontece pouco após o clube fechar acordo inédito com o Facebook, também ligado à produção de conteúdo exclusivo, mas em vídeo.
Para o Flamengo, o acordo com o Twitter dá ao clube a chance de ampliar o planejamento de ter maior presença no meio digital.
“Oferecer coletâneas de Tweets, usar o Moments como mais uma forma de comunicar nossos acontecimentos, jogos e eventos importantes, é um passo fundamental em nosso planejamento”, disse Marcio Macculloch, gerente de comunicação do Flamengo.
Os dois clubes estão entre os mais populares do país tanto no Twitter quanto no Facebook.
Segundo o Twitter, outros times serão chamados para o Moments.