Para quem ainda desconfia do crescimento da Liga dos Campeões no Brasil, o último fim de semana deu um exemplo poderoso do alcance dos europeus. A final do torneio, entre Real Madrid e Atlético de Madrid, teve recorde histórico de audiência no país e deixou os clássicos regionais para trás na marcação do Ibope.
Em São Paulo, a decisão do torneio europeu marcou 26 pontos no total, com participação de 49% nas televisões ligadas na tarde de sábado. Na divisão, ficou 19 pontos para a Globo e sete para a Band. A pontuação ofuscou o primeiro pico do Campeonato Brasileiro, marcado pelo clássico entre São Paulo e Palmeiras. O Choque-Rei registrou 25 pontos, com participação de 42%, na Globo.
LEIA MAIS – Entre patrocinadoras, Adidas e Heineken vencem Liga dos Campeões
Nesse caso, o valor do share também precisa ser ressaltado: com pontuações muito próximas, a participação nos televisores ligados indica que havia mais pessoas em frente à TV no domingo, dia da transmissão do Brasileirão. O fato torna o feito da Liga dos Campeões ainda mais significativo.
No Rio de Janeiro, a diferença foi maior. O duelo europeu marcou 23 pontos no total, com 21 para a Globo e dois para a Band. A participação foi de 47%. No Brasileirão, o clássico foi entre Fluminense e Botafogo, mas a partida não conseguiu nem mesmo a melhor pontuação do torneio deste ano. O jogo marcou 20 pontos de média, com share de 38%.
O pior jogo do fim de semana ficou com a seleção brasileira. O amistoso contra o Panamá teve uma clara desvantagem em relação às outras duas partidas: ele começou às 22h30 de domingo. Na Globo, o jogo marcou 19 pontos em São Paulo, com 33% de share, e 18 pontos de média no Rio de Janeiro, com 34% de share.
Cada ponto no Ibope equivale a 67.113 domicílios sintonizados em São Paulo e 42.292 no Rio de Janeiro, ambos apenas nas regiões metropolitanas, referências para o mercado publicitário.