O que parecia ser algo impossível há uma década finalmente aconteceu. Uma partida de Liga dos Campeões da Europa é, hoje, um produto mais interessante para o torcedor brasileiro do que o futebol nacional.
É assustador ver que o jogo entre os dois times de Madri obteve mais audiência do que uma partida entre dois times de São Paulo ou do Rio.
Os 26 pontos alcançados na TV aberta, sem considerar a audiência da partida na TV paga, acendem a luz vermelha ao futebol no Brasil. Não havia um jogador brasileiro de destaque nos dois times. Real e Atlético também não são os badalados Bayern e Barcelona para terem mais gente interessada na partida.
Hoje, a final da Liga dos Campeões é um produto mais interessante do que um clássico como São Paulo x Palmeiras ou Fluminense x Botafogo. Isso é muito preocupante.
O Brasil precisa entender que é hora de cuidar de seu produto. Não só a seleção brasileira, mas as competições nacionais precisam ser vistas definitivamente como eventos de entretenimento para cativar torcida. Não é só a qualidade do jogo que atrapalha.
É o descuido como um todo com a competição. A CBF tem agido nesse sentido, mas ainda falta a elaboração de um plano detalhado de desenvolvimento das competições como entretenimento. Foi isso que fizeram Inglaterra e Alemanha há questão de 20 anos. Os resultados só começam a ser vistos agora.
A Uefa criou a Liga dos Campeões no formato atual há 25 anos. Durante esse tempo, parecia que o futebol europeu nunca seria mais popular que o brasileiro por aqui. Parecia…