Preocupada com a concorrência com o Esporte Interativo, a Globo resolveu estender até 2024 o vínculo com todos os clubes que haviam sido contratados por ela. O acordo inicial com algumas das equipes, incluindo transmissões na TV fechada na qual enfrentou forte concorrência do canal do Grupo Turner, valeria até 2020. A informação foi antecipada pelo Blog do Ohata, do UOL Esporte.
Todos os times que assinaram com a Globo irão obedecer a nova fórmula de distribuição de verba na TV fechada: 40% dividido de maneira igualitária entre os times, 30% por desempenho no Brasileirão e 30% pela audiência. Essa divisão é semelhante à que ocorre no Campeonato Italiano.
A extensão do vínculo foi feita nos compromissos que haviam sido assinados no ano passado. Com o acirramento da concorrência, os contratos firmados em 2016 já haviam sido por um prazo mais alongado, que vai de 2019 a 2024.
Com isso, a Globo estendeu os acordos com todos os clubes com os quais tem contrato: América-MG, Atlético-MG, Avaí, Botafogo, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Londrina, Náutico, São Paulo, Sport, Vasco e Vitória.
O Esporte Interativo, por sua vez, fechou com Santos, Internacional, Atlético-PR, Coritiba, Ponte Preta, Bahia, Ceará, Paraná, Paysandu, Criciúma, Joinville, Sampaio Corrêa e Fortaleza. Santa Cruz e Figueirense alegam ter fechado com a Globo, mas o EI também afirma tê-los sob contrato.
Procurado para confirmar o acerto com as equipes, Globosat, através de sua assessoria de imprensa, informou que não iria comentar. A Máquina do Esporte apurou, porém, com fontes ligadas ao canal, que a emissora já havia encerrado negociação entre seus contratados para a extensão do vínculo.