A Heineken utilizou, no Brasil, atores para fazer uma ação viral sobre a final da Liga dos Campeões da Europa, ocorrida no último dia 28 de maio, em Milão (Itália).
Apelidado de “The Cliché”, o vídeo, feito pela agência Publicis, retrata uma história em que três homens tentam convencer suas mulheres a ter um final de semana num spa, enquanto eles iriam à festa promovida pela marca no Allianz Parque, durante a final europeia.
As garotas, ao toparem a proposta, acabam sendo levadas, pela Heineken, para ver a decisão. Os homens só ficam sabendo disso no telão do estádio do Palmeiras, quando elas mostram que o “spa” é o San Siro, palco da final.
A fabulosa história, porém, teve a participação de atores. Dos três casais retratados, dois são de pessoas que já participaram de diversas campanhas publicitárias. Um dos personagens, aliás, foi também um dos atores contratados para fazer o filme “Jantar da Vingança”, produzido para o site Reclame Aqui pela agência Grey, em história revelada pelo “Blog do Curioso“. Na ocasião, ele representou um diretor de empresa que supostamente sofria com um mau atendimento num restaurante. O vídeo teve milhões de visualizações.
Por e-mail, a Heineken confirmou que pagou um cachê aos homens que participaram do vídeo promocional, mas negou que eles tenham sido chamados para seguir um roteiro previamente estabelecido.
“A Heineken não contratou atores para fazer parte da campanha. Os participantes foram selecionados por uma agência de casting que tinha como briefing trazer perfis que preenchessem os seguintes requisitos: formarem casais com uma relação verdadeira (namorados ou casados), ter disponibilidade para viajar e gostarem muito de futebol, independentemente de suas profissões. Os garotos receberam cachê pela participação e as garotas tiveram todas as despesas de viagem pagas, assim como uma ajuda de custo para se manterem em Milão. Nenhum deles foi contratado para atuar. Importante reforçar que as reações no vídeo foram espontâneas e autênticas, e não fruto de scripts e textos pré-escritos”, afirma a marca via assessoria de imprensa.
Segundo a Máquina do Esporte apurou, porém, o briefing da marca à agência de casting mudou no meio da escolha dos casais. Inicialmente, a pré-seleção de 30 casais procurava por pessoas que tinham relacionamento e eram apaixonadas por futebol. Mas, na hora de escolher os finalistas, a agência abriu mão de fanáticos por futebol. No final das contas, apenas um dos três casais “gosta muito de futebol”, como havia estabelecido previamente a empresa.
“A ação que deu origem ao vídeo foi minuciosamente desenhada para extrair o melhor dos casais de namorados envolvidos e, para isso, o elenco correto é fundamental. Tanto que a Heineken e sua agência contrataram uma produtora especializada em casting e acostumada a fazer esse tipo de seleção. Ela buscou os casais pesquisando em redes sociais, em grupos de mulheres que jogam futebol e em agências de pesquisa. A pesquisa trouxe mais de 30 casais que, depois de passarem por entrevistas individuais, foram reduzidos a três casais”, diz a Heineken.
Segundo a empresa, as pessoas sabiam que participavam de uma ação da marca, mas não tinham os detalhes do que aconteceria.
“Os casais selecionados foram a um restaurante sabendo que estavam num processo de seleção da Heineken, mas nunca souberam o que, realmente, estava acontecendo. Era como se estivessem participando de uma ‘gincana’. Tanto os homens quanto as mulheres receberam briefings individuais e foram proibidos de contar um ao outro. Caso a produção percebesse o contrário, o casal seria desclassificado da gincana. As mulheres saíram do restaurante, no dia 20 de maio, achando que iriam para um spa e os homens para uma festa da Heineken. No dia 21 as três namoradas souberam seu verdadeiro destino: Milão! Para a viagem, as três garotas receberam uma ajuda de custo, além de todas as despesas com hospedagem e transporte pagas”, afirma a Heineken, que também diz não ter programado as reações das pessoas.
“Todos os passos da ação e a condução do relacionamento com os participantes foram pensados para que as reações e discursos fossem autênticos e espontâneos como, de fato, foram”.
Em seus perfis nas redes sociais, porém, os atores utilizaram as expressões “job” e “trabalho” para se referir à participação no vídeo. O único que não demonstrou participar de uma campanha publicitária foi justamente aquele que é funcionário de um banco.
A utilização de atores, segundo a marca, não prejudica a mensagem do vídeo, lançado no último domingo (dia 5 de junho) e que já teve mais de 2,5 milhões de visualizações apenas pelo Facebook.
“O que era mandatório para que a ação fosse bem-sucedida era a surpresa envolvida e a minuciosa condução dos fatos que extraíram reações autênticas e espontâneas de todos os casais. A Heineken é uma companhia transparente em todos os seus processos e relacionamentos e sua comunicação segue a mesma diretriz”, complementa a empresa.