O simples fator de credibilidade justifica, por vezes, um patrocínio esportivo, mesmo sem as desejadas ativações. Essa foi uma lição importante que a Special Dog deu há algumas, em uma palestra para empresários na Arena Corinthians.
É fácil questionar o investimento feito pela empresa. A Special Dog é uma companhia de Santa Cruz do Rio Pardo que até pouco tempo era pouco representativa no segmento de rações para animais domésticos. Nesta década, no entanto, o cenário tem mudado, e a marca tem chegado a novos mercados nacionais, inclusive em capitais.
Para expandir a venda, a empresa resolveu apostar no Corinthians. Usou seu limitado orçamento de marketing e investiu alguns milhões para ter a marca na barra da camisa do time. Praticamente sem ativação e com uma visibilidade baixa, era fácil supor que empresa não tinha a melhor iniciativa do esporte.
É o olhar distante que incorre em erro.
A empresa cresceu, e muito, desde então. A questão é que a dificuldade da Special Dog era entrar em novos pontos de venda, em especial na capital paulista. Até então, petshops recusavam a compra de uma marca menos conhecida.
O que ela precisava era de credibilidade, o que o status de parceira oficial do Corinthians caiu como uma luva. E os números impressionam; os pontos de venda quase triplicaram desde então.
Essa modesta empresa do interior, com um dos maiores clubes do país, dá uma lição ao mercado. No esporte, não é preciso seguir o script das práticas consagradas. O importante é saber exatamente qual é o seu objetivo com o investimento.