A Adidas se aliou ao Grupo Wanda para promover o futebol e o basquete, patrocinar provas de Ironman e abrir lojas próprias na China.
A aposta é no mercado em que cresceu de forma mais acelerada no ano passado, com vendas de € 2,5 bilhões e aumento de 18% em relação a 2014. A China foi responsável por 15% do faturamento da Adidas no ano fiscal.
Com a parceria com o Grupo Wanda, um dos donos do Atlético de Madrid e patrocinador da Fifa, a empresa alemã espera abrir 3.000 lojas em solo chinês até 2020, atingindo um total de 12 mil estabelecimentos comerciais no país.
A marca pretende investir na criação de uma indústria local até 2025, além da construção de campos de treinamento por todo o país.
O presidente da China, Xi Jinping, já afirmou que o objetivo do país é ser sede de uma Copa do Mundo de futebol. A China já tem garantido o Mundial de basquete de 2019 e os Jogos de Inverno de Pequim em 2022. O país já sediou a Olimpíada de 2008.
Há duas semanas, o Grupo Wanda também assinou contrato e será a agência oficial de marketing da Fiba (Federação Internacional de Basquete). Até 2033, a empresa irá vender os direitos de licença e patrocínio da Copa do Mundo, dos torneios continentais e do do Mundial juvenil masculino e feminino de basquete.
“Somos capazes de desenvolver uma plataforma de marketing global mais forte, com a introdução de novas marcas e reforçando o impacto dos patrocinadores existentes”, afirmou Philippe Blatter, sobrinho do ex-presidente da Fifa e presidente da agência de marketing do grupo.