“De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir? Essas são as provocações do #museudoamanha”, escreveu Lara Teixeira, atleta da seleção brasileira de nado sincronizado, em visita ao novo ponto turístico carioca.
O post fez parte do #EmptyMuseuDoAmanhã, ação promovida pelo Instagram em parceria com o Museu do Amanhã. Além de Lara, que conta com 16,4 mil seguidores, a rede sociais convidou mais 50 instagramers para a visita exclusiva ao espaço.
“O Museu do Amanhã é um dos mais interessantes do mundo e se tornou um ícone carioca e brasileiro. Está posicionado no coração dos Jogos Olímpicos, onde tudo vai acontecer. Nesse lugar, tudo ficou fechado para que os instagramers pudessem ter a sensação de estar no museu daquele jeito. Foi como marcamos nossa contagem regressiva de 30 dias para os Jogos Olímpicos”, contou Christian Rôças líder de parcerias de entretenimento do Instagram no Brasil, em entrevista à Máquina do Esporte.
Ações – Durante os Jogos Olímpicos, a rede social, criada há só cinco anos, irá promover ações semelhantes de celebração. “O Instagram é imagem. É compartilhar o melhor momento do seu mundo com as pessoas. Queremos prestar para a comunidade dos instagramers a oportunidade de ter esses momentos”, completou o executivo.
Ser plataforma de interação em uma Olimpíada não é algo inédito para o Instagram. A rede social já existia durante a Olimpíada de Londres, mas possuía apenas 85 milhões de contas. Quatro anos depois, o Instagram contabiliza números mais pujantes: são mais de 500 milhões de usuários, um aumento de quase 500% em quatro anos. Por isso, a expectativa com os Jogos do Rio é alta.
“Nos últimos seis meses, crescemos 1 milhão por mês. O Brasil é nosso segundo mercado, com 35 milhões de contas. Houve aumento de 150% no tempo total que as pessoas passam assistindo a vídeos no Instagram, são mais de 95 milhões de posts por dia e quase 4,2 bilhões de curtidas em fotos a cada 24 horas. A taxa de engajamento só aumenta”, conta Rôças.
Interação – Os megaeventos esportivos são um bom impulso para alavancar essa audiência. Segundo o Instagram, 165 milhões de usuários são fãs de esporte. Em média, esse internauta curte 8 perfis ligados a esporte, sendo 6 de atletas. “O Neymar começou a Copa do Mundo com 5 milhões de followers no Instagram. Terminou com 11 milhões [hoje são 53,3 milhões]. Os próprios atletas envolvidos no evento naturalmente sentem um impacto grande nas suas contas”, afirmou Rôças.
Vídeo com o técnico Tite, postado na conta do Rio 2016 durante revezamento da tocha olímpica
O executivo cita exemplo de atletas, como Fabiana Murer (atletismo) e Jade Barbosa (ginástica artística) que aprenderam a usar o Instagram de maneira eficiente para interagir com os fãs. Com isso, aumentam seu número de seguidores, chamando a atenção do mercado.
“O olhar do bastidor deixa o atleta mais humanizado, complementa o conteúdo que o fã vê no estádio de um ponto de vista mais intimista, mais autêntico. Vários respondem perguntas de fãs. Até o Neymar interage. Gravar um vídeo, expor a alegria e a tristeza, é uma maneira de interagir”, destaca ele.